Exame teórico

Claves de (sol, dó, e fá), valores; tom e semitom (cromáticos e diatômicos); ponto de aumento e diminuição; ligadura de união e expressão; intervalos; escalas maiores e respectivos graus; compasso (simples, composto e alternado); tempos fortes e fracos; sincope contratempo – anacruse; escala menor (forma harmônica e melódica); quiálteras; abreviaturas; nomenclatura das notas; acordes de sétima e nona; cifragem popular, para instrumentos de harmonia; ornamentos (apogiaturas, mordente, grupeto, trinado, portamento, arpejo).

Exame prático

Grupo rítmico para identificação (solfejo rítmico), peça musical de livre escolha do candidato, leitura a primeira vista à escolha da banca examinadora, apropriada ao instrumento do examinado. O CRMG / OMB, possui os seguintes instrumentos: bateria, teclado, violão, guitarra e contrabaixo.


Documentos necessários Xerox: identidade,CPF,titulo de eleitor, certificado militar (isento para maiores de 45 anos), comprovante de endereço em nome do candidato e 02 (duas) fotos 3x4 de paletó e gravata.
Os candidatos menores que 18 anos deverão trazer: identidade ou certidão de nascimento, 02 (duas) fotos 3x4 de paletó e gravata, comprovante de endereço e autorização dos pai ou responsável junto com o xerox da identidade do mesmo.

OBS.: Os diplomados em escolas de música reconhecida pelo MEC, ficarão dispensados do exame, devendo portanto trazer cópia do diploma autenticada.

Bibliografia: Teoria: Osvaldo Lacerda, Willians, Bohumil Méd. Maria Mascarenhas (vols. I e II); Solfejos: Frederico do Nascimento (vols. I e II); Teoria e Harmonia: Maria Luiza Priolli; Guia de Teoria Prática: Pazzoli.

Dias do exame: 3ª, 4ª e 5ª feira de 14:30 as 17:00 horas

Confira a tabela com valores das taxas atualizadas

© 2008  Ordem dos Músicos - Conselho Regional de Minas Gerais
Rua Catumbi 242 - Caiçara - Belo Horizonte - Minas Gerais - Cep: 31230-070 - Fone: (31) 3411-6200
Horário de funcionamento 12:00 a 18:00
Área Restrita | Créditos