Assuntos Gerais : I CONCURSO DE COMPOSICIÓN PROGRAMA PAMPA" PREMIA ANDERSEN VIANA

PRÊMIO ÍBERO-LATINO-AMERICANO DE MÚSICA “I CONCURSO DE COMPOSICIÓN PROGRAMA PAMPA"
PREMIA ANDERSEN VIANA



O compositor ANDERSEN VIANA (Belo Horizonte) foi um dos 12 (doze) selecionados entre maestros de toda a América Latina e Europa para participar da Primeira Residência Nacional de Composição Musical que faz parte do Programa Argentino de Moradas del Pensamiento y las Artes (PAMPA) 2013 da Secretaria de Cultura da Argentina.

Esta premiação foi outorgada ao compositor baseada nas qualidades artísticas e técnicas de sua obra para orquestra de sopros e metais. O envio das obras por cerca de 70 compositores da América Latina e Europa foi feito anonimamente. Além de quantia em Pesos, sua obra musical será editada, difundida e interpretada pelas bandas da Marinha, Aeronáutica e Exército em Buenos Aires em Setembro próximo e durante o ano de 2014.

O objetivo deste concurso é incentivar a música de compositores Latino-Americanos oferecendo à estes um espaço para desenvolver sua criatividade, experimentar músicas autorais inéditas junto às bandas de música da Argentina; encontrar com músicos de diversos pontos do continente junto a participação de artistas reconhecidos em um lugar onde se proporciona a atividade criativa e integração cultural.

Atualmente sua música reúne elementos jazzísticos e ritmos oriundos da música de tradição oral do Brasil, procurando ao mesmo tempo, uma afirmação de uma multiculturalidade artística que pudesse ser compreendida universalmente.

Referências:
http://www.cultura.gob.ar/noticias/se-conocieron-los-ganadores-de-las-residencias-de-composicion-musical-del-programa-pampa/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Andersen_Viana
https://soundcloud.com/vianabr2005/
https://onerpm.com/#/disco/profile&artist_number=318770417


 
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail Criar um PDF do artigo
© 2008  Ordem dos Músicos - Conselho Regional de Minas Gerais
Rua Catumbi 242 - Caiçara - Belo Horizonte - Minas Gerais - Cep: 31230-070 - Fone: (31) 3411-6200
Horário de funcionamento 12:00 a 18:00
Área Restrita | Créditos